Feliz-RS reduz o IPTU dos munícipes sem comprometer a arrecadação
Assistir vídeoA justiça social, característica buscada pela maior parte dos gestores, foi um marco alcançado no município de Feliz-RS.
O município teve seu mapeamento e atualização cadastral realizados pela empresa Geodados e os resultados benéficos foram percebidos por gestores, servidores e principalmente, munícipes.
Com a modernização, a prefeitura obteve mais eficiência e facilidade para os servidores.
As planilhas e arquivos de papel, que antes ficavam em um depósito, agora são buscadas e acessadas de forma instantânea através do Sistema Geodados SaaS. Com isso, houve a economia de tempo dos servidores, que não precisam gastar tempo na busca e do cidadão, que recebe as informações com maior agilidade. Além destes, a segurança é destaque, uma vez que os documentos seguem preservados contra a ação do tempo.
Já na Secretaria da Fazenda, os benefícios alcançaram a população através do IPTU. De acordo com o secretário Igor Germano Seibert, o recadastramento teve como resultado a redução no valor de IPTU de 86% da população sem comprometer a arrecadação, um marco que reforça a importância da atualização na justiça tributária.
“...Com todo esse recadastramento que foi feito, mais de 86% da população contribuinte de IPTU teve o seu imposto reduzido. Então, isso impactou diretamente no bolso das famílias. E tendo em vista todo esse nosso trabalho que nós fizemos de praticamente um raio x em toda a nossa zona urbana do município, alcançamos a justiça tributária, permitindo assim que a nossa arrecadação não sofresse o impacto...” Igor Germano Seibert, Secretário da Fazenda de Feliz-RS
Ao realizar o recadastramento imobiliário, foi possível analisar e detectar as irregularidades para assim, realizar a cobrança devida dos contribuintes que não faziam o pagamento de acordo com a legislação.
“.... A gente de fato tem informações reais, fidedignas e precisas de tudo aquilo que a gente encontra lá fora. E com isso, a gente consegue garantir a justiça tributária, porque é algo que eu prego muito aqui dentro da prefeitura. É a questão do tratamento igualitário, regras iguais e regras para todos...” Clovis Freiberger Junior, Prefeito de Feliz-RS