Monitoramento permanente: a importância de manter o município atualizado
Tão importante quanto iniciar o geoprocessamento no município é manter o mapa e as informações atualizados. Isso porque, a informação de forma atual se torna mais precisa, confiável e é a base para decisões assertivas.
Esses motivos fizeram a Prefeitura de Pitanga-PR renovar o geoprocessamento com a empresa Geodados Geoprocessamento e SAE ao notar que precisava acompanhar de perto o crescimento no município. Na primeira contratação, foi constatada irregularidade na área construída de 47%, representando quase metade da área total do município.
Motivados por isso, os gestores optaram por atualizar novamente o município, uma vez que a imagem atualizada permite a continuidade da fiscalização e regularização, além do acompanhamento da evolução das áreas.
“E eu falo assim que a gente teria que atualizar essa imagem sempre. A gente tem um exemplo muito pontual. Tem um bairro, que em 2017, 2018, quando foi feito o primeiro geo, tinha três ou quatro casas se não me engano. No outro geo, se você pegar a diferença de um para o outro, que são de três, quatro anos, o bairro mais que dobrou de número de residências. Então quanto menor o tempo entre fazer uma imagem e outra é muito importante para que a gente consiga enxergar realmente essa evolução da cidade.” Glen Willian, Secretário de Gestão Pública de Pitanga-PR
Aplicabilidade Multifinalitária
Apesar do acompanhamento imobiliário para monitorar o crescimento ser um grande motivador, a atualização constante também traz benefícios em outros setores como o meio ambiente, gestão de obras e trânsito.
Para o controle do meio ambiente, por exemplo, é possível fiscalizar áreas de risco, erosões, áreas de preservação, corte e supressão irregulares da vegetação. Já na gestão de obras, é possível verificar o andamento da construção de obras em geral, componentes urbanos, entre outros.