Ubá-MG utilizou o Geoprocessamento para a Regularização Fundiária
Assistir vídeoRecentemente, o município de Ubá, principal polo moveleiro de MG, realizou a atualização dos dados do município através do geoprocessamento com a empresa Geodados.
Além dos benefícios obtidos com o recadastramento imobiliário, digitalização de documentos, planta de valores genéricos e cadastro multifinalitário, o município conseguiu utilizar a ferramenta para ajustar a situação dos imóveis irregulares do município.
Com o geoprocessamento pronto e seu cadastro em sistema, o município conseguiu a contrapartida necessária para obter os recursos federais essenciais para o início à regularização fundiária.
Um dos primeiros passos para a REURB é o Levantamento Planialtimétrico Cadastral – LEPAC, mapeamento das características físicas e topográficas da área que será regularizada em que as informações precisam estar georreferenciadas. As informações obtidas no geoprocessamento permitem que esta etapa seja realizada com exatidão, uma vez que o município agora possui ortofotos de 5,5 cm/pixel de resolução, imagens terrestres em 360° e nuvens de ponto aérea e terrestre.
Toda a comunidade regularizada
Os dados coletados permitiram que os gestores visualizassem as áreas irregulares e iniciassem o planejamento do projeto. Com isso, é estimado que mais de 500 imóveis serão regularizados pela REURB-S, de cunho social e que vai beneficiar famílias de baixa renda do município.
“Recentemente, nós tivemos um convênio com o Governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que ultrapassa a casa de R$500.000,00 de regularização fundiária e a contrapartida do nosso município era tão somente fazer o levantamento daquela área. O geo me entregou isso. A contrapartida do meu município já está pronta.” Ricardo Antônio do Nascimento, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
Planos além do REURB
Com a ferramenta já disponível, a prefeitura enxerga possibilidades de uso, como por exemplo, o projeto para a instalação de uma usina fotovoltaica. Através das curvas de nível, foram identificadas declividades e localizados os terrenos ideais para a instalação dos equipamentos.
Com o uso das informações obtidas, os gestores de Ubá agora têm um embasamento sólido e preciso para pautar suas ações e definir os próximos passos na evolução do município.
Clique aqui e conheça o Programa Titular, o módulo de REURB da Geodados.