Gestão transparente a partir do geoprocessamento
Com o início de novas gestões se aproximando, atuais e futuros gestores começam a buscar meios para otimizar a forma como planejam e executam melhorias para os municípios.
O geoprocessamento pode se tornar o maior aliado destes gestores por se tratar de uma tecnologia que alia o conhecimento geoespacial aos dados municipais fornecidos pela prefeitura.
O uso do geoprocessamento para o conhecimento territorial já é amplamente difundido, mas seu uso multifinalitário adiciona informações de diversas secretarias, permitindo identificar as demandas de todos os setores municipais e integrando a informação, aumentando a transparência dos dados com a qual os servidores lidam.
Como o geoprocessamento auxilia na transparência
Os mapas interativos que podem ser criados levam dados como obras públicas, serviços e equipamentos municipais e com isso, a visualização dos investimentos tem maior facilidade.
A gestão dos recursos para o planejamento de novas infraestruturas, distribuição de água, coleta de resíduos e manutenção de vias públicas também pode ser analisada nos mapas ou nos dados tabulares, o que contribui para que o acompanhamento seja realizado pelos servidores.
E com a possibilidade do acesso ao cidadão, estes podem acompanhar obras, reportar problemas como buracos e áreas sem iluminação ou mesmo solicitar a manutenção de espaços públicos ou poda de árvores.
Tornar a gestão participativa e facilitar o acesso às informações geoespaciais do município é fundamental para promover a transparência e alinhar sua administração às expectativas dos munícipes.
Conte com a Geodados para uma gestão transparente baseada em dados georreferenciados.
Clique aqui e solicite uma apresentação das ferramentas para uma gestão transparente.