A gestão da educação através do geoprocessamento
O desafio de alocar e transportar diariamente milhares de alunos da rede pública de ensino é enorme e oneroso aos cofres municipais.
Por isso, investir em soluções que otimizem essas tarefas diárias é importante para que as prefeituras alcancem um alto nível de organização e facilitem o dia a dia dos servidores.
Através do geoprocessamento de dados, são criados mapas interativos e dashboards que facilitam a visualização e análise de dados da educação do município.
A Plataforma Geodados na gestão da educação municipal
É possível visualizar nos mapas, a localização das unidades de ensino e comparar com a distribuição geográfica dos alunos e com isso, identificar as áreas onde há carência de novas escolas, facilitando a construção de forma estratégica.
Ao analisar as rotas de transporte escolar através de sistemas de geoprocessamento é possível otimizar os trajetos, economizando combustível e reduzindo o tempo de deslocamento dos alunos. O mapeamento pode identificar as rotas mais eficientes e seguras, e a análise dos dados pode levar à consolidação de parada de ônibus, reduzindo custos operacionais.
Através da identificação de áreas de risco e criminalidade, as secretarias de educação podem tomar medidas preventivas, como reforçar a segurança em determinadas áreas ou ajustar horários para garantir a segurança dos alunos.
A disponibilização destas informações em módulos para os cidadãos também contribui para o compartilhamento de informações e engajamento da população em assuntos de interesse.
Conheça mais sobre as soluções para tornar as secretarias de seu município mais eficazes.