Leitura do território: um importante instrumento para o planejamento municipal
Para uma gestão municipal eficiente, é fundamental compreender a topografia da região, realizando análises geológicas, gerenciando o território, planejando o desenvolvimento e identificando as potencialidades e riscos locais. Com o geoprocessamento da Geodados, isso é possível por meio de tecnologia avançada e equipamentos modernos.
Utilizando o levantamento aerofotogramétrico LiDAR, nossa aeronave capta imagens com resolução impressionante de 3,5 a 5 centímetros por pixel e mais de 16.000 tons de cores nos espectros do visível, infravermelho próximo (NIR), e cria uma densa nuvem de pontos referenciada. Essa nuvem de pontos serve como base para o Modelo Digital de Terreno (MDT) e o Modelo Digital de Superfície (MDS).
As ortofotos são imagens corrigidas de deformações e representadas em suas exatas posições geográficas. Elas são comparáveis aos mapas de traço e podem ser usadas para medir distâncias, posições e áreas. O uso de um sensor Multiespectral Infravermelho (NIR) permite uma análise detalhada da vegetação regional.
O Modelo Digital de Terreno (MDT) representa a superfície da região considerando sua altitude e relevos, excluindo objetos acima do terreno, como árvores e construções.
O Modelo Digital de Superfície (MDS) vai além, considerando não apenas as características do terreno, mas também o que está acima do solo, como vegetação, edificações e outros objetos.
Com esses dados em mãos, técnicos e gestores podem planejar o crescimento do município de forma otimizada e estudar soluções eficazes para prevenir e solucionar riscos, como deslizamentos ou enchentes.
A Geodados pode ajudar a otimizar o planejamento de seu município e aprimorar a gestão local. Clique aqui e conheça melhor sobre o serviços de Aerolevantamento.